GithubHelp home page GithubHelp logo

javabasico's Introduction

1. História do Java

Contextualização

O primeiro computador e a programação

Eniac foi o primeiro computador, a pré-programação era feita através de plugs e botões. Os primeiros computadores eram valvulados e o ENIAC não funcionava na base binária, era na base decimal. E isso fazia com a quantidade de válvulas fosse maior. Não tinha como programar digitando comandos, não tinha uma linguagem de programação efetiva, até porque ele não tinha teclado. O painel de entrada era muito diferente, pelo que vi não tinha tela. Com a evolução dos computadores, para computaodres de mesas, surgiram também as linguagens de alto nível. Alto nível quer dizer que será mais próximo do entendimento do ser humano, muito compreensível. O computador só entende as microinstruções, a linguagem que ele foi programado pra entender.

Computador de mesa e linguagem de alto nível (Pascal)

O Pascal foi utilizado como exemplo, e ele precisa de um compilador, que no caso foi o MS-DOS. A compilação ocorreu da seguinte maneira, o programador escreve o código em Pascal, o compilador (MS-DOS) transforma o código-fonte em um código executável, de baixo-nível, e esse cógdigo gerado o computador entenderá e irá executar. Se pegar o código gerado, só será executável em uma determinada plataforma, que é a plataforma em que foi compilado. Se quiser que o sistema funcione em várias outras plataformas, o mecanismo é outro.

Linguagem C

Compatibilidade (C)

A linguagem C, por exemplo, tem código fonte, é muito legível e tem compiladores para diversas plataformas. Então, se pegar o código fonte da linguagem C e passar pelo compilador de outras plataformas, esses compiladores vão gerar resultados diferentes, ou seja, vão gerar códigos executáveis específicos para cada plataforma.

Por isso, a linguagem C é considerada uma linguagem multiplataforma.

Na maioria dos casos esse código-fonte precisa de pequenas alterações, porque plataformas diferentes precisam de microinstruções diferentes. Por conta de sua característica multiplataforma, o C foi muito utilizado e até hoje ainda é, para criar muitos softwares conhecidos, como por exemplo o Firefox.

Firefox Multiplataforma (C)

O Firefox funciona em Windows, L-inux, Mac, Android e por aí vai. E a chave para o Firefox funcionar em todas essas plataformas é a Multiplataforma da Linguagem C.

Ao Mesmo Tempo Linguagem Antiga e Linguagem Moderna

Por ser muito utilizada até hoje, é muito injusto que a Linguagem C seja considerada uma Linguagem Antiga. O C evoluiu e também faz parte das linguagens modernas. A evolução do C é o C++, e esse ++ disrrespeito ao acréscimo da Orientação a Objeto a linguagem. A orientação a objeto é um conceito extremamente moderno.

História do JAVA

Sun Microsystems, GreenTeam e GreenTalk

Em 1990 a empresa chamada Sun microsystems tinha um projeto de interligar várias interfaces e fazer vários dispositivos diferentes trabalharem entre si, para isso utilizariam C++. Na epóca não existiam microcontroladores automatos, e a linguagem C++ não foi suficiente para fazer isso, então tiveram que criar a própria linguagem. Dentro da empresa, a equipe responsável por isso ficou conhecida como GreenTeam, que criou uma linguagem para substituir o C++ nessa tarefa e batizou de GreenTalk.

Oak, *7, Duke e casas inteligentes

Em pouco tempo, um ano depois, o GreenTalk se tornou um dos maiores projetos da Sun Microsystems e foi rebatizado de Oak. E logo, criou-se o StarSeven (*7). Um tela de mais ou menos 7 polegadas, antena de comunicação, microchip integrado, cartões inteligentes, entrada Jack (pra fone), dispositivos pra transmissão infravermelho, sistema de som integrado e uma tela sensível ao toque. Para que fosse mais interativo foi criado um mascote chamado Duke. E basicamente você poderia controlar sua casa inteira apartir do StarSeven. Controlava: Eletrodomésticos e lâmpadas. Nenhuma empresa se interessou pelo projeto e foi engavetada em 1992.

HTML, WebRunner e Interatividade para Web

Em 1994 o Tim Bernears Lee estava criando a linguagem HTML e todas as tecnologias envolvidas. O invento de Tim veio para facilitar isso tudo, pois o HTML é uma linguagem interativa para web e o *7 era interativo, a linguagem Oak permitia a interatividade, então pensaram em unir tudo isso, surge então o projeto WebRunner. WebRunner seria um navegador, mas em 1994 não existia nada disso, a proposta era criar interatividade para Web. Mas Oak já estavá registrado como outra tecnologia. Então tinham que dar outro nome.

JAVA, HotJava

Rebatizado de JAVA, por conta de que o que mais animava a equipe era o Java coffee, gíria para café forte, por conta de um dos cafés mais fortes existentes ser os grãos produzidos nas ilhas de Java. O projeto WebRunner então virou HotJava. A ideia era levar toda a interatividade da Linguagem Java, antigamente Oak, para a Web.

Popularidade e o marketing por trás do JavaScript

A linguagem ficou muito famosa, deu um boom na mídia, todos falavam que Java era a linguagem do futuro, é a linguagem da interatividade, se você quiser ser programador aprenda Java agora, porque Java é o futuro. Então uma das grandes empresas desenvolvedoras de navegador, a NetScape, resolveu entrar nessa jogada de marketing e lançou a linguagem JavaScript, que era pra ser LiveScript. São liguagens totalmente diferentes com funcionalidades e propostas totalmente distintas.

Projeto Java Ring

A Sun quis criar interatividade externa, utilizando a web você poderia interagir com dispositivos externos, como por exemplo, controlar a sua televisão. Um dos primeiros passos da Sun, foi criar um anel que substituiria suas senhas e faria configurações automáticas. Tudo em prol da proposta inicial de interação entre computador e dispositivos externos, com o Java.

NASA

Um dos expoentes da interação entre computadores e dispositivos distantes é o projeto da NASA de enviar um robô para mapear o solo de Marte. Esse robô que estava lá em Marte se comunicava com os computadores aqui na Terra através da linguagem Java. A partir daí a linguagem passou por um grande processo de popularização.

Código aberto, Sun, Oracle

Desde 2006 a liguagem Java é de código aberto. Outra grande mudança, foi que a Sun deixou de existir em 2009, foi vendida por 7,4 bilhões de dólares para a Oracle.

Java nos Sistemas

Sistemas bancários no computador, cartões de crédito, smartchips, todos os softwares de celulares android, Facebook, Instagram e WhatsApp, são criados em Java. O Sistema Android é livre também e é criado em C. Mas os Softwares pra Android, todos estão em Java.

-ACABOU em 30:20-


Exercícios de Java #01

Marketing do Educandus Para a preparação dos Concursos da Marinha e da Aeronautica. Entre 18 e 25 anos.

Como Funciona a Linguagem Java

O Java, assim como o C, não é entendido pelo computador sem antes ser compilado. O compilador Java se chama JavaC, e o código gerado pelo JavaC não se chama executável como no C, mas sim Bytecode. O Bytecode também não é entendido pelo computador, isso porque é necessário mais um software intermdiário, a JavaVirtualMachine (JVM). A JVM recebe o Bytecode, interpreta e gera um executável. Resumo: O código-fonte é enviado para o JavaC que compila e envia o Bytecode gerado para a JVM, que pode ser Linux, Windows ou Mac, tanto faz, a JVM recebe o Bytecode que será entendido por qualquer um dos Sistemas Opercaionais, por causa da JVM. O código-fonte é compilado uma vez só e ele funciona em qualquer plataforma. WORA Write Once Run Anywhere Escreva Uma vez e Execute em Qualquer lugar

C x JAVA

C deve ser compilado em cada uma das plataformas que será executado. É Multiplataforma. Java pode ser compilado em qualquer plataforma e rodará em qualquer lugar. É Multiplataforma e WORA.

Programadores Java e Usuários de Java

JVM, JRE, JDK, JavaC e bytecode

Quem quer apenas Usar o Java vai usar o JRE, já quem quer Desenvolver pra Java vai usar o JDK. JRE é Java Runtime Environment (Ambiente de Execução) e JDK significa Java Development Kit (Kit de Desenvolvimento). JRE é composto por JVM e Bibliotecas, JVM é a máquina que fará com que o Bytecode seja enviado para o computador, já as Bibliotecas são as API's que poderá usar no seu programa pra que ele seja mais atrativo e com mais funcionalidades.

Partes Internas da JVM

Existem muitos componentes dentro da JRVM e as mais importantes, por ordem de prioriade, são:

Loader / Verificador

Loader é a parte interna da JVM que vai carregar o bytecode na memória da sua Máquina Virtual. Verificador é responsável por verificar se esse código pode ser executado sem problema algum.

Interpretador / Gerenciador de Memória

Interpretador pega o Bytecode e transforma em Código Nativo da máquina em questão. Gerenciador de Memória trata como os códigos e as variáveis serão tratadas na memória da JVM. Lembrando que a JVM é como se fosse um computador virtual, então o computador JVM tem memória. o Gerenciador de memória não gerencia a memória do seu computador e sim da JVM.

Compilador JIT

JIT é Just In Time, pode ser algo como compilação em tempo de Execução.

Explicação: A JVM é tão inteligente que consegue perceber quais partes são mais importantes pra dentro do seu programa, pega esse código e já compila definitivamente dentro do bytecode, então, não precisará do JavaC pra essa parte que o interpretador JIT considerou importante.

Pelo Java ter uma camada de software a mais (JVM), as vezes o Java é considerado mais lento que o C, por exemplo. O Compilador JIT surgiu pra ter um ganho de performance muito grande.

JDK

É bem mais completo que o JRE, pra começo de conversa, dentro do JDK já tem o JRE. Além disso, vem com a linguagem Java (JavaLang) e com o conjunto de ferramentas (JavaTools). Dentro do JDK já tem o JRE porque quando fizer o programa você já vai querer executá-lo. Ainda existem outras coisas dentro do JDK, esse é um apanhado geral.

JavaTools

Dentro dele existem várias ferramentas:

JavaC

É o compilador Java, ele transforma código-fonte em bytecode.

Debugger

Permite que verifique como o programa está sendo executado em tempo real. Verificando e testando conteúdo de variáveis ou acesso ao Banco de Dados.

APIs

Um conjunto com várias APIs de desenvolvimento que podem ser utilizadas.

Resumo: Você vai usar o JDK, criar seu aplicativo, gerar uma versão de distribuição (bytecode) e vai entregar para o seu cliente, o seu cliente vai precisar do JRE porque vai precisar executar esse Bytecode.

-ACABOU em 16:00-

Exercícios de Java #02

Marinha (CAP-PD)

Em relação à linguagem de programação Java, complete corretamente as lacunas das senteças abaixo, e assinale a opção correta. O comando java do J2SE Development Kit executa um aplicativo e javac compila.Quando um programa é compilado, o arquivo produzido pelo compilador termina com a extensão de arquivo .class que contém bytecodes que são executados pela JVM.

Aeronáutica (EAGS-SIN)

V ou F ()A área da memória requerida para operar com o programa compilado é menor que a requerida para a interpretação ()Um programa interpretado requer uma área de memória menor do que a do programa compilado ()O tempo para a execução interpretada é maior do que o tempo para a execução compilada ()Um programa compilado requer um tempo de execução maior do que um programa interpretado.

f - v - v - f Minha resposta F - V - V - F Gabarito

compilador

transforma código fonte em código objeto Consome mais memória, porque o código todo estará na memória do computador. Porém ele já compilou, já traduziu, já gerou o código executável no final, então leva menos tempo pra ser executado.

linker/montador/assembler

transforma código objeto em executável

Interpretador

transforma o código fonte diretamente em executável, mas tem uma pequena diferença. Ocupa menos memória, pois o interpretador pega cada linha, joga na memória e executa, depois de executada é apagada e dá lugar para outra instrução.

Resumo: Compilador ocupa mais memória, mas executa em menos tempo. Interpretador ocupa menos memória, mas executa em mais tempo.

Aeronáutica (EAGS-SIN)

Algoritmo

Multiplicação base pela altura dividido pela constante 2. b) área <- (base*altura)/2 correta

Aeronáutica (EAGS-SIN)

Fórmula correta para calcular a média aritmética entre 4 notas, representadas pelas variáveis N1, N2, N3, N4. d)(N1 + N2 + N3 + N4)/4 correta

Instalando o JDK no seu Computador

IDE

Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado Características e vantagens da IDE

  • IDE é um editor completo
  • Possui colorização de código
  • Contém integração completa com Compilador, Linker e Debugger
  • Desenvolver de maneira mais simples
  • Gerador de código
  • Ambiente de testes
  • Facilita a distribuição

A IDE escolhida pela própria Sun como a oficial e a Oracle quando comprou, continuou com ela. Netbeans possui integrações e wizards mais fáceis que o Eclipse.

Edições do JDK

SE

Standard Edition ou Edição Padrão Se for criar uma aplicação e precisa de janelas, ambientes ou controles padrões de sistemas operacionais de interface gráfica, use a JDK SE.

EE

Enterprise Edition ou Edição Empresarial Se for criar aplicativos em janela, mas que utilizar acesso remoto, acesso a banco de dados gigantes, sistemas maiores que são utilizados em grandes empresas, baixe EE.

ME

Micro Edition ou Micro Edição Se for desenvolver alguma coisa menor, um controle de dispositivo portátil, aplicações pra celulares, smartphones ou smartwatchs, ME a versão criada pra você.

Resumo: Use o SE pra programas simples em janelas, EE pra programas complexos com mais recursos e o ME caso queira uma edição portátil do seu aplicativo.

Necessidades

Precisamos do JDK, já que queremos desenvolver. E precisamos do JDK com a IDE NetBeans do Java SE.

Aula 3 – Instalando o JDK no seu Computador

Após essa aula, você já tem instalado o Java SE (Edição Padrão), com a JDK do Java SE, com o Netbeans,Java FX e Java Docs.

Exercícios de Java #03

Questões de algoritmos da Aeronáutica. Assinale a expressão lógica com resultado verdade. a) (x>5).E.(.NÃO.(Y<3))

Assinale o valor de x após a execução. Considere A=6, B=2, C=4, D=3. Se .não.(A>6).e.não.(B<3)então x<-A/D Senão x<-C*A Fim_se c)24

Marque qual o operador lógico usado na tabela. f f f v f v f v v v v v c).ou.

Considerando os tipos de dados, relcione as colunas e depois marque a correta. (1)inteiros (2)reais (3)caracteres (4)lógicos

(1)35; 0; -56 (4).F.;.V. (3) "Rua Brigadeira Lyra" (2) -0,5; 1,8; -4

d) 1,4,3,2 -ACABOU em 9:00-

Aula 4 – Primeiro Programa em Java

Todo o programa em Java podem ser compostos de pacotes. O primeiro comando que daremos no nosso programa é o comando de pacotes.

//pacote primeiroprograma
package primeiroprograma;

Para o primeiro programa é opcional!

O primeiro comando que toda a classe Java tem que ter, é justamente o cabeçalho da classe.

//public class NomeDaClasse
public class PrimeiroPrograma{
}

As chaves em várias linguagens, são blocos. Tudo que estiver entre as chaves são blocos. Uma classe em Java é considerada um bloco. Dentro do bloco da classe criamos o método principal.

package primeiroprograma;
public class PrimeiroPrograma{
    //método principal
    public static void main(String[] args){
    }
}

Resumindo: Então temos o método principal, dentro da classe PrimeiroPrograma, que faz parte do pacote primeiroprograma.

//pacote primeiroprograma
package primeiroprograma;
//public class NomeDaClasse
public class PrimeiroPrograma{
    //método principal
    public static void main(String[] args){
    }
}

Tenho métodos, as classes são compostas de métodos e posso ter várias classes dentro dos pacotes. O método está dentro da classe e a classe faz parte de um pacote de classes.

JAVA é Case Sensitive

O pacote é todo minúsculo A classe é CamelCase O método principal deve ser minúsculo

package primeiroprograma;
public class PrimeiroPrograma{
    public static void main(String[] args){
        //Primeiro comando
        System.out.print("Olá, Mundo!");
    }
}
package primeiroprograma;
import javax.swing.JOptionPane; //biblioteca necessária para criar painel com mensagem
public class PrimeiroPrograma {
    public static void main(String[] args) {
        //Num Pop up
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá, Mundo!");
        //No console
        System.out.println("Olá, Mundo!");
    }
}

Case sensitive

O método main possui todas as letras minúsculas, mas não é um pacote, é um método, se tivesse mais uma palavra seria com a primeira letra Maiúscula. No psvm o void indica que main se trata de um método.

Classe / Interface

Primeira letra maiúscula e o resto em Camel Case, ou é Classe ou é Interface

Nesse curso de Java Básico sempre será Classe, pois não veremos Interface.

Ex.: ClasseOuInterface

Atributo / Variável / Método

Primeira letra minúscula e o resto Camel Case, pode ser um Atributo, Variável e Método.

Ex.: atributoVariavelOuMetodo

Pacote

Todas as letras minúsculas, sempre é um pacote

Ex.: pacote

Constante

Todas as letras maiúsculas, sempre é CONSTANTE.

Ex.: CONSTANTE

System.out.println("Olá, Mundo!");
//System: primeira letra maiúscula, é uma Classe
//out: -
//println: minúsculas, é um método

System = Sistema out = saída println = imprima () = o que tiver entre os parênteses é o parâmetro

Imprimir no sistema de saída: Seja na tela do celular, do relógio, do computador ou qualquer outro dispositivo onde for executado.

Duas Técnicas pra Mostrar o Olá, Mundo!

SmartPhone

Possui o Sistema Operacional Android escrito em C, mas suas aplicações são escritas em Java. Então, na próxima aula, utilizaremos bibliotecas e APIs, como por exemplo, Swing e JavaFX. -ACABOU em 20:55-

Exercícios de Java #04

1.Aeronáutica (EAGS-SIN)

Qual o valor final de X, após a execução do código em português estruturado. Considere que A=3, B=2, C=8 e D=7

b) 5

2.Aeronáutica (EAGS-SIN)

Indique a alternativa que represente a expressão aritimética: Z=5^2/(32-13)+8.2

Resolução: Z=5^2/(32-13)+8.2 Z=25/(32-13)+8.2 Z=25/(32-13)+16 Z=25/(19)+16 Z ~ 17,32

Z<-((5^2)/(32-13)+(8*2))

<- seta pra esquerda ^ seta pra cima

Novo Projeto no NetBeans

package horadosistema;

import java.util.Date;
import javax.swing.JOptionPane;
/**
 * Mostrar hora e data do sistema
 * @author Gabriel
 */
public class HoraDoSistema {
    public static void main(String[] args) {
        Date data = new Date();
        JOptionPane.showMessageDialog(null, data);
    } 
}

Quando utilizo a palavra new estou criando um novo objeto.

        System.out.println("A data e a hora do sistema são " + data.toString());

2 Novos Desafios

1. Pegue o idioma do Sistema Operacional usando Java!

package idiomasistema;
import java.util.Locale;
/**
 * Idioma do sistema
 * @author Gabriel
 */
public class IdiomaSistema {
    public static void main(String[] args) {
        Locale loc = Locale.getDefault();
        String idioma = loc.getDisplayLanguage();
        System.out.println("Seu sistema está em " + idioma);
    }
}

2. Pegue resolução da tela!

package resoluçãosistema;
import java.awt.Dimension;
import java.awt.Toolkit;
/**
 * Resolução do sistema
 * @author Gabriel
 */
public class ResoluçãoSistema {
    public static void main(String[] args) {
        Dimension screenSize = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();
        double height = screenSize.getHeight();
        double width = screenSize.getWidth();
        System.out.println("A resolução da tela é de " + width + " x " + height);        
    }
}

-ACABOU em 13:46

Aula 5 - Introdução ao Swing e JavaFX

Nessa aula veremos como se mostra olá mundo na tela utilizando bibliotecas, APIs e até mesmo plataformas, como é o JavaFX.

Usando Swing e JavaFX

Java funciona por pacotes, é como um carro popular. O básico vem no Java, qualquer coisa que precise a mais, é preciso adicionar pacotes.

Exemplo do carro popular: Para adicionar ar condicionado

import arCondicionado;

da mesma forma para adicionar trava elétrica, vidro elétrico e rodas de magnésio.

import arCondicionado;
import travaEletrica;
import vidroEletrico;
import rodasMagnesio;

ou seja, tudo que precisar de extra, você precisa importar. O farol não precisa ser importado, já vem por padrão em todo carro popular, e o mesmo ocorre com algumas funcionalidades Java.

Java.lang

Por padrão a Linguagem Java vem com um pacote chamado de Java.lang, esse pacote vem com as instruções básicas de funcionamento do Java, as ditas funções essênciais.
Java.lang é responsável por funções como:

  • realizar operações aritméticas
  • fazer testes condicionais
  • escrever na tela Coisas bem simples vem inclusas no Java, algumas delas vem dentro do Java.lang. Na maioria dos casos será necessário coisas adicionais, precisará de pacotes.

Java.lang vem carregado em todo o sistema padrão do Java, logo, não precisa importar esse pacote.

Pacotes

Outros exemplos de pacotes do Java são:

  • Java.applet (para criar aplicativos)
  • Java.util (utilitários)
  • Java.math (para funções matemáticas)
  • Java.net (para redes)
  • Javax.sound (extendido pra som)
  • Javax.media (extendido pra mídia)
  • Javax.swing (extendido pra interfaces gráficas)
  • JavaFX.fxml (...)

Biblioteca Swing

Swing

Permite que crie interfaces gráficas para janelas, pra ambientes de janelas.

AWT

AWT é Abstract Window Toolkit. Swing vem da AWT. O problema da AWT é que ela deixava por conta do próprio SO de mostrar um componente. Deixava livre para que o Sistema Operacional decidisse a aparência dos componentes. Em cada Sistema o programa tinha uma aparência diferente, o que é bem negativo.

A biblioteca AWT ainda existe (aula gravada em 2015, no entanto ainda se faz presente no código gerado quando o painel foi automaticamente criado) e para importar o pacote digite:

import java.awt;

Swing

Pra resolver esse problema do AWT e evoluir a linguagem, surgiu am biblioteca Swing. Swing vem de balanço.

import javax.swing;

Uma tela usando uma biblioteca swing é muito mais bonita e possui outros componentes visuais bem mais legais.

Swing NetBeans

Cria um projeto, Java Application, nomeia, escolhe a pasta e desmarca a opção de criar classe principal para facilitar a criação da janela quando estiver utilizando a biblioteca swing. Mais pra frente o NetBeans pergunta qual a classe principal, é melhor desmarcar e esperar que ele pergunte.

Etapas:

  • Expandir projeto
  • Expandir pacotes
  • Selecione
  • Crie um New File (clicando no arquivo branco)
  • Escolha Swing GUI Forms
  • Escolha JFrame Form
  • Nomeie a classe em CamelCase
  • Nomeie o pacote tudoemminusculo (pode usar . _ e tudo mais)

Então criará o pacote e a classe, já com a janela. Se ficar perdido, fez alguma besteira ou fechar uma janela. Vá em Janela e Redefinir Janela (não entre em pânico).

Disposição

No lado esquerdo, os pacotes e as classes. Em baixo, o navigator que mostra os componentes dentro do JFrame quando forem criados. A direita, a paleta de componentes e também a janela de propriedades. Em baixo, a saída. No meio, o projeto da classe e os dois botões que serão muito utilizados, código-fonte e projeto ou Source e Design.

Modo Gráfico (Drag and Drop) - SWING

Cria os programas apresentados na aula anterior.

  • Cria label e button arrastando da aba Paleta/Palette
  • É possível redimensionar a janela
  • Para alterar as características do texto ou do botão, clique uma vez sobre o elemento e em propriedade, em seguida altere o que desejar.

A IDE facilita a vida, todo o código presente em source que você não digitou direto nele, é um código que foi gerado pela IDE. Tudo poderia ter de ser feito a mão, e muito provavelmente com o feedback apenas enquanto se está executando, com o posicionamento e alinhamento feitos inteiramente via código, tendo de ser executado a cada pequena alteração, para se ter uma melhor noção de como está ficando. Quando se trata de criação de interface gráfica, a IDE poupa muito tempo de trabalho e esforço.

Na sessão Navigator surgem os novos componentes criados ao arrastá-los para o Painel. Esses componentes devem ser renomeados para serem facilmente identificados e diminuir a confusão de quando se tem dezenas de componentes de mesmo tipo. Afinal, jButton1, jButton2, jButton3, não é nada intuitivo.

Teste de funcionamento do programa

Aperte play (mais conhecido como Run Project), um botão triangular verde mais ou menos centralizado na parte superior da IDE, ou pressione f6. Ao executar pela primeira vez, aparecera uma janela, caso tenha desmarcado a criação da classe principal como foi recomendado. Essa janela questiona qual a classe principal e sugere que seja a classe do Painel criado, basta confirmar e programa será executado.

Programando o Botão

Clique com o lado direito sobre o botão, selecione:

Events > Action > actionPerformed  [btnClickActionPerformed]

Ao clicar em actionPerformed, de Design vamos para Source, aonde o novo método foi criado.

private void btnClickActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {      
}

Dentro do novo método, cria-se os comandos que serão executados ao clicar no botão. Logo, ao clicar no botão, o texto será alterado para o que estiver entre as aspas.

private void btnClickActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {      
    //Muda o texto
    lblMensagem.setText("Olá, Mundo!");
}

Pronto, o código proposto pelo Guanabára é esse. Mas não fiquei satisfeito e criei um código que possibilita mais interações com o botão, modificando inclusive o texto contido no mesmo.

O programa permite mostrar e esconder o texto, substituindo o texto por pontos e espaço e modificando o que está escrito no botão a cada clique. Código do evento se encontra a baixo:

private void btnClickActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
    if((btnClick.getText()).equals("Mostrar")){
        lblMensagem.setText("Olá, Mundo!"); 
        btnClick.setText("Esconder");
    }else if((btnClick.getText()).equals("Esconder")){
        lblMensagem.setText(".... ......");
        btnClick.setText("Mostrar");
    }
} 

17:40 - continua

javabasico's People

Contributors

gabrielltmonteiro avatar

Watchers

 avatar

Recommend Projects

  • React photo React

    A declarative, efficient, and flexible JavaScript library for building user interfaces.

  • Vue.js photo Vue.js

    🖖 Vue.js is a progressive, incrementally-adoptable JavaScript framework for building UI on the web.

  • Typescript photo Typescript

    TypeScript is a superset of JavaScript that compiles to clean JavaScript output.

  • TensorFlow photo TensorFlow

    An Open Source Machine Learning Framework for Everyone

  • Django photo Django

    The Web framework for perfectionists with deadlines.

  • D3 photo D3

    Bring data to life with SVG, Canvas and HTML. 📊📈🎉

Recommend Topics

  • javascript

    JavaScript (JS) is a lightweight interpreted programming language with first-class functions.

  • web

    Some thing interesting about web. New door for the world.

  • server

    A server is a program made to process requests and deliver data to clients.

  • Machine learning

    Machine learning is a way of modeling and interpreting data that allows a piece of software to respond intelligently.

  • Game

    Some thing interesting about game, make everyone happy.

Recommend Org

  • Facebook photo Facebook

    We are working to build community through open source technology. NB: members must have two-factor auth.

  • Microsoft photo Microsoft

    Open source projects and samples from Microsoft.

  • Google photo Google

    Google ❤️ Open Source for everyone.

  • D3 photo D3

    Data-Driven Documents codes.